Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás (GO)

Página Oficial da Prefeitura

www.altoparaiso.go.gov.br

historiaUm resumo de como tudo começou para chegar até hoje
geografiaInformações gerais sobre a localização, clima e vegetação de Alto Paraíso
Eventos Encontrar todos os eventos oficiais no município de Alto Paraiso de Goias
Gabinete

secretariasTodas as informações relevantes sobre as diversas Secretarias & Conselhos da Prefeitura: composição, horário comercial, telefone...

ServiçosPortal para acessar todas as informações sobre turismo de Alto Paraíso e região. Você encontrará, sobre a flora, fauna e também sobre alojamentos, restaurantes, atrativos....
LicitaçoesPousadas,campings, hotéis... Encontre aqui a lista e todas as informações sobre alojamentos em Alto Paraiso e região
ConcurçosO anuário de endereços úteis
ConcurçosEncontrar todos os eventos oficiais no município de Alto Paraiso de Goias
NoticiaEncontrar todas as notícias e informações de todos os departamentos da Prefeitura : educação, saúde, meio ambiente...
DocumentosEconomize tempo! Encontre e baixe todos requerimentos e modelos padronizados
ConcurçosEncontre todas as informações úteis sobre os principais concursos públicos
ProcessoEncontre todas as informações úteis sôbre os principais processos seletivos
Nota fiscalServiço oferecido pela Prefeitura de Alto Paraíso para editar sua nota fiscal on-line
Portal AdministrativoEste portal com acesso restrito inclui vários serviços administrativos como o  portal do servidor Outros serviços estarão disponíveis no futuro neste espaço.
Contas Em conformidade com as disposições legais, as contas públicas atualizadas da Prefeitura estão disponíveis neste portal
ContasConsulte e veja as contas publicas da Prefeitura de Alto Paraiso
ContratosConsulte e veja os contratos públicos da Prefeitura de Alto Paraiso
ContasConsulte e veja as Licitações da Prefeitura de Alto Paraiso
ContasEncontre este espaço os textos das leis, decretos e portarias.
ObrasConsulte e veja as Obras na Prefeitura de Alto Paraiso
ContatoPrecisa de uma informação? Contate diretamente a Secretaria da Prefeitura e faça sua pergunta
PerguntasEncontre neste espaço as respostas às perguntas mais frequentes

Consultar as notícias

Para acessar as noticias, por favor, selecione a categoria desejada

INICIO / Noticias

[Agricultura]

Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente participam de Congresso Brasileiro de Agroecologia

De 12 a 15 de setembro aconteceu em Brasília, o Congresso Brasileiro de Agroecologia 2017, realizado simultaneamente com o VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno. A ação conta com o apoio de vários ministérios, organizações e movimentos sociais, com o patrocínio do BNDES, Itaipu Binacional e Fundação Banco do Brasil.

Por meio do convite da Secretaria de Governo da Presidência da República, feito pelo assessor técnico Laurêncio João Korbes, as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura de Alto Paraíso de Goiás participaram de uma roda de conversa de 30 minutos em uma das quatro tendas coordenadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), denominadas Caminhos do Saber: Sociobiodiversidade, Tecnologias Sociais, Sustentabilidade e Educação e Água.

O tema do diálogo foi a agroecologia como ponto focal em paralelo com a concepção e implementação do projeto 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, pela importância, conteúdo e possibilidade de contatos importantes para o fortalecimento da Agroecologia em Alto Paraíso, foi sugerido ainda, a representação da Prefeitura em todos os dias do Próximo Congresso Brasileiro de Agroecologia.
O evento contou com mais de 5 mil pessoas no centro de convenções Ulysses Guimarães, quando se comemorou a semana do Cerrado, bioma este que abriga grandes conflitos da sociedade como fundiário, agrário, ambiental, mineral, cultural, desenvolvimentista, a cada vez mais impactante e famosa crise hídrica, etc.

O tema central do evento resgata a importância da Agroecologia na transformação dos sistemas agroalimentares no mundo a partir de um olhar de reconhecimento à memória biocultural latino-americana, sua riqueza e sua contribuição histórica e relevante para a alimentação mundial. Permite olhar o passado, entender onde estamos e discutir quais caminhos futuros a seguir para construir o Bem Viver entre os países na América Latina.

Agroecologia

A Agroecologia como campo de conhecimento, reúne um conjunto de princípios, práticas e processos aplicados ao desenho e manejo de agroecossistemas sustentáveis e à reestruturação do sistema agroalimentar com base em princípios de sustentabilidade e justiça social. Estas mudanças envolvem não apenas transformações tecnológicas na agricultura, mas buscam também orientar um movimento mais amplo de reorganização dos processos sociais e ecológicos relacionados à produção e ao consumo de alimentos a partir de um enfoque agroecológico. A Agroecologia implica, portanto, em mudanças nas atitudes, valores e formas de organização dos atores sociais na conservação e manejo dos recursos naturais, na perspectiva de um bemviver, fomentando relações virtuosas entre a produção e o consumo, a conservação e o manejo dos agroecossistemas e ecossistemas naturais a eles associados, o espaço urbano e o espaço rural.

Sobre o Congresso

O Congresso é organizado a cada dois anos pela Sociedade Científica Latina Americana de Agroecologia (SOCLA), explicitam o estado da arte da agroecologia tanto na América Latina como Ibero-América, reunindo acadêmicos, técnicos, estudantes e agricultores organizados, proporcionando o diálogo e gerando acordos que se difundem através da Carta Agroecológica ao final de cada evento.

O Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) é o maior evento de agroecologia em número de participantes e trabalhos técnico-científicos. É promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Reúne todos os setores da sociedade brasileira que atuam e desenvolvem a agroecologia no país como pesquisadores acadêmicos e populares; extensionistas; gestores de políticas públicas das três esferas; agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e suas organizações; movimentos sociais, ONGs, redes e fóruns de agroecologia, entre outros. Promove uma ampla discussão, com troca de experiências, apresentação de trabalhos.

Erreur SQL !
SELECT ID,Noticia,Titulo,Link FROM NOTICIASFOTO WHERE Noticia=851 ORDER BY ID ASC
Table 'altop425_db473125580.NOTICIASFOTO' doesn't exist