Fale Conosco

Home | O Que Fazer | TURISMO CULTURA

Localização

Contato

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

Descrição

HISTÓRIA: 

Proporcionar encontros multiculturais que possibilitem a troca de saberes e fazeres. Esta é a missão da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, nascida em meio ao cerrado goiano, em 1997, no distrito de São Jorge, antiga vila de garimpeiros, à entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. 

Valorização cultural, força, fé, alegria, resistência e diversidade são os valores que norteiam a história do Cavaleiro – como é chamado pela comunidade –, erguido em paredes de pedra toá, típica da região, com o propósito de ser um espaço democrático para manifestações da cultura popular tradicional e de fortalecimento das expressões da diversidade cultural.

Em 2023, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge celebra seus 25 anos de existência na Chapada dos Veadeiros - completados no dia 7 de setembro de 2022 - com a continuidade de seus projetos e uma programação especial de atividades socioculturais.

PROJETOS

Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Aldeia Multiétnica

Turma Que Faz

Rádio São Jorge 87.9 FM

Rede Multiétnica

Encontroteca

Em julho de 1998 e 1999, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge realizou dois festivais independentes de cultura, contando somente com o voluntariado de seus membros e da comunidade. Ambos se tornaram o alicerce de um projeto muito maior, que nasceu em julho de 2001: o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Com o propósito de reunir expressões culturais tradicionais do Brasil, com destaque para os grupos da Chapada dos Veadeiros, o Encontro se tornou um grande encontro anual de música, dança e fé, em toda segunda quinzena do mês de julho. Em 2023, a 23ª edição acontecerá de 21 a 29 de julho.

A partir do Encontro, novos projetos socioculturais começaram a fluir. Em 2003, a Casa de Cultura ganhou a parceria e os sonhos da artista popular Doroty Marques, que aqui instalou o Turma Que Faz, que desenvolve atividades educativas, artísticas, culturais, esportivas e ambientais com as crianças e jovens da Vila de São Jorge, no contraturno escolar. 

Em 2007, a Aldeia Multiétnica foi criada. Tornou-se um ponto de encontro entre diferentes povos indígenas e entrou no calendário anual de representantes de diversas etnias (em 2023, de 7 a 14 de julho), além de ser um atrativo turístico de experiências na Chapada dos Veadeiros, com exposições de arte, vivências, visita de escolas e diferentes encontros culturais. A Rede Multiétnica nasce da Aldeia a fim de comercializar e apoiar o escoamento da produção artesanal, alimentar, artística e extrativista de povos indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais. Tem duas lojas físicas - uma na avenida principal de Alto Paraíso de Goiás e outra na Aldeia Multiétnica - e uma loja online, com envio para todo o Brasil. O Encontro de Culturas também se expandiu em projetos pontuais com outras temáticas, como o Encontro de Culturas Literário e o Encontro de Culturas - Cinema, realizados em 2022 e com continuidade prevista para 2023. A Rádio São Jorge 87.9 FM também entrou no escopo de trabalho da Casa de Cultura em 2020, durante a pandemia, quando retomou a transmissão na Vila de São Jorge com programas voltados à educação, por meio do projeto Turma Que Faz, e diferentes manifestações culturais. E a Encontroteca é o acervo virtual do Encontro de Culturas, com diversos perfis e informações sobre comunidades tradicionais, grupos e artistas que já participaram do evento nesses 23 anos.

Ao longo do ano, a Casa de Cultura realiza atividades socioculturais pontuais, como palestras, oficinas de capacitação, vivências indígenas na Aldeia e comemorações religiosas do calendário popular, como a celebração ao santo padroeiro da vila, São Jorge, no dia 23 de abril. As portas estão abertas a grupos tradicionais que desejam expandir seu trabalho, assim como artistas de todo o Brasil. No palco, shows de relevância cultural são produzidos em datas especiais ao longo do ano, trazendo à região da Chapada dos Veadeiros espetáculos na maioria das vezes apresentados apenas nos grandes centros urbanos. 

Somos o maior espaço cultural da Chapada dos Veadeiros. Um centro cultural de referência em Goiás e no Brasil pelos projetos socioculturais e de educação desenvolvidos. Uma casa-agente de referência nas políticas culturais que beneficiam povos e comunidades tradicionais.

Educação é nosso tema-guia na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. 

Nossos projetos buscam conexões entre pessoas e culturas por meio das múltiplas e amplas formas possíveis de educar e de transmitir saberes e fazeres. Em nosso imenso território educativo chamado Brasil, buscamos criar este espaço de encontro de culturas de Norte a Sul, Leste a Oeste do País, no Centro-Oeste, Planalto Central, coração brasileiro.

Recebemos grupos de estudantes, de qualquer idade e de todo o Brasil, para imersões na cultura local com os monitores do projeto Turma Que Faz, com aulas de percussão e tecido acrobático e apresentação do espetáculo Peña Folclórica, e no circuito cultural da Aldeia Multiétnica, que conta com exposições nas oito casas tradicionais construídas pelos povos que fazem parte do projeto - Fulni-ô (PE), Kayapó Mebêngôkré (PA), Kariri Xocó (DF/AL), Xavante (MT), Alto Xingu (MT), Guarani Mbyá (SC) e Krahô (TO) -, uma casa Kalunga, do maior território quilombola do Brasil, localizado na Chapada dos Veadeiros, e uma casa Yanomami (AM/RR/Venezuela).

A Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge é uma instituição em constante adequação, em reflexão e ação, aos desafios de um mundo em transformação. 

Nosso compromisso está firmado: por meio dos encontros, ampliar repertórios culturais, minimizar fronteiras, reduzir preconceitos e gerar oportunidade para que grupos e artistas mostrem o trabalho cultural desenvolvido nas diversas regiões do Brasil, formando um público mais consciente de sua identidade cultural em experiências que revelam o valor e mérito cultural de nossas manifestações tradicionais. 

PRÊMIOS

A Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge foi nomeada Pontão de Cultura pelo Ministério da Cultura e recebeu prêmios como o Cultura Viva, do mesmo Ministério, que a selecionou como uma das 10 melhores iniciativas em prol das culturas populares e tradicionais do País. 

Em 2015, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros foi consagrado com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), na categoria II, que contempla iniciativas de excelência na promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural. O prêmio prestigia ações que demonstram compromisso e responsabilidade com a preservação do patrimônio cultural brasileiro. 

Em 2017, a Casa de Cultura foi contemplada com o Prêmio Culturas Populares - Edição Leandro Gomes de Barros, promovido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. 

Em 2018, o Projeto Turma Que Faz recebeu o segundo lugar do Prêmio Itaú-UNICEF.

 

Instagram dos projetos:  @aldeiamultietnica |@encontrodeculturastradicionais |@turmaquefaz | @saojorgeradio | @redemultietnica